Quadrados pretos e brancos cobrem o edifício com um padrão regular que pode remeter a um tabuleiro de xadrez, mas que também tem algo das montanhas brancas que cercam a cidade de Innsbruck.
O edifício está situado em uma rua com muito trânsito de automóveis e pedestres. Grandes supermercados, lojas, escolas, edifícios residenciais e comerciais o rodeiam. O Banco Vier Länder Bank, conhecido como BTV, necessitava de um novo edifício para sua filial em Mitterweg e, para isso, convidou equipes para um concurso de projetos.
O aspecto mais marcante deste edifício é seu teto alto, que foi um pedido do cliente para o edifico ter a maior altura possível. Como um tabuleiro de xadrez, a pele exterior é composta por quadrados de concreto alternados com perfurações de igual tamanho.
Atrás da pele exterior, a estrutura de concreto se estreita até a parte superior, formando uma pirâmide escalonada. Um terraço de 60 centímetros de largura está localizado entre a pele de vidro e a pele exterior da fachada. Junto a este terraço existem suportes de aço que, por sua vez, sustentam os painéis de concreto da pele.
A partir do exterior, o edifício não proporciona praticamente nenhuma vista para o interior. No entanto, de dentro é possível, através da pele, filtrar as vistas para os edifícios vizinhos e para a paisagem montanhosa.
Um muro de concreto cresce gradualmente até a entrada da garagem, envolvendo o edifício. Janelas arredondadas neste muro oferecem pontos de vista a partir da parte mais pública do banco. O restante da parede protege os escritórios de vistas diretas, mas, por estarem a certa distância, permitem a entrada de luz natural no interior, gerando um pequeno pátio com vegetação.
Na planta baixa se encontram os escritórios dos funcionários, a recepção e a área de auto-atendimento. Acima estão as salas de reunião e um pequeno terraço.